×

A historía da TV Japonesa

A historía da TV Japonesa

A historía da TV Japonesa

A História da TV Japonesa

Por Irio de Jesus Silveira

Domingo, 29 de Setembro de 2013 – 16h25

Tema: Cultura Japonesa

A História da TV Japonesa – Hero Factory Brasil

Em primeiro lugar, a televisão japonesa é uma indústria enorme que se tornou essencial para o sucesso da cultura pop. De acordo com uma pesquisa feita pela NHK no ano 2000, 95% dos japoneses passam mais tempo assistindo televisão do que lendo jornais.

Acima de tudo, o primeiro protótipo de TV no Japão foi concebido em 1928 em Tóquio por Kenjiro Takayanagi, professor na Escola Técnica de Hamamatsu. Na época, era um experimento financiado pela Universidade de Waseda e pela NHK até o início da guerra em 1930. Somente após o fim da guerra, a pesquisa continuou até a produção do primeiro aparelho de televisão em 1953, seguido pelas primeiras transmissões públicas pela NHK.

A própria NHK era a única emissora pública do Japão, com cinco canais nacionais, sendo dois canais de TV e três estações de rádio.

Com 54 emissoras locais e 34 agências no exterior, a TV japonesa está entre os maiores estúdios de televisão da Ásia e é apoiada por doações provenientes de espectadores, sem vínculos governamentais.

No entanto, as doações para a NHK são muitas vezes obrigatórias, apoiadas por taxas mensais em cada aparelho de televisão de propriedade no Japão. Com um fundo anual de 673.800.000.000 ienes, 97% desses recursos vêm dessas taxas. A taxa anual é de cerca de 130 dólares e não há nenhuma taxa ou penalidade para o não pagamento.

A NHK

O conteúdo da NHK varia muito, com dezenas de programas de estilo diferentes em cada canal, que vão desde notícias e documentários até jardinagem, Kabuki, esportes de sumô e importações americanas, sem mencionar os animes.

O canal educativo da NHK fornece 85% das escolas elementares no Japão, e as escolas assistem entre 10 e 15 minutos por classe, sem anúncios publicitários.

Além disso, a NTV é a maior rede privada do Japão e tem sido a mais bem avaliada pela população japonesa desde 2002. Ao contrário da NHK, a NTV possui um grande número de comerciais. Com 15 produtoras e 30 afiliadas, a NTV atinge mais de 50 milhões de espectadores em transmissão e 20 milhões de telespectadores assinantes de TV a cabo e via satélite. A emissora gasta uma fortuna em investimentos, bem como na produção de música, parques de diversões, equipes esportivas e agências de notícias em 13 países.

Os gastos da emissora também incluem os populares animes, dramas, programas de notícias, jogos e muitos outros programas que atraem uma ampla audiência ao longo do ano.

Em síntese, o conteúdo exibido na TV japonesa é extremamente eclético, com variações dependendo do horário do dia e da estação de TV.

Conclusão

Enfim, programas como jogos, shows, talk shows, seriados, programas de namoro e até mesmo programas importados dos Estados Unidos estão presentes em abundância. Além disso, Hollywood e filmes japoneses também são veiculados.

No entanto, eles dividem sua programação em horários de acordo com a idade. Pela manhã, destinam tempo para as crianças, incluindo seus animes favoritos atuais e antigos, como o show Ultraman.

Em relação aos canais de televisão em Tóquio, no Japão, podemos concluir que existem várias estações e faixas adicionais para cada grande cidade no país.

Em suma, há uma ampla variedade de programas e opções de entretenimento disponíveis na TV japonesa, atendendo a diversos públicos e gostos.

TV Geral – VHF1

TV Educacional – VHF3

Nippon TV – VHF4

TBS TV – VHF6

V Fuji – VHF8

Asahi – VHF10

Tóquio – VHF12

TOKYO MX – UHF14

Universidade Aberta – UHF16

Estações de fora do Japão.

 

Quem somos

Hero Factory Brazil

 

rio de Jesus Silveira é um profissional de tecnologia da informação (TI) com uma paixão por tecnologia e educação. Ele se formou em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2003 e possui pós-graduação em Docência da Educação pela Universidade Gama Filho (UGB)1. Além disso, ele é o proprietário da empresa DUSITE, que se dedica à reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos