A história dos super sentais

A história dos super sentais

A história dos super sentais

Os super sentais são um gênero de séries de televisão japonesas que envolvem equipes de heróis que usam trajes coloridos e lutam contra vilões usando artes marciais, armas e robôs gigantes. O termo “super sentai” significa “esquadrão super” em japonês e é usado para se referir a esse tipo de produção.

A história dos super sentais
A história dos super sentais

## O início dos super sentais no Japão

O primeiro super sentai que passou no Japão foi **Himitsu Sentai Gorenger**, que estreou em 1975 e foi produzido pela **Toei Company**, uma das maiores empresas de cinema e televisão do Japão. A série foi criada por **Shotaro Ishinomori**, um renomado mangaká e roteirista que também é conhecido por ser o criador de Kamen Rider, outro gênero popular de heróis japoneses.

Himitsu Sentai Gorenger contava a história de cinco agentes secretos que faziam parte de uma organização chamada **EAGLE** (Earth Guard League), que lutava contra uma organização terrorista chamada **Black Cross Army**. Cada agente usava um traje de uma cor diferente (vermelho, azul, amarelo, verde e rosa) e tinha uma habilidade especial, como força, velocidade, inteligência, etc. Eles também usavam veículos e armas personalizados e podiam se combinar em um robô gigante chamado **Variblune**.

A série foi um sucesso e durou 84 episódios, sendo a mais longa de todas as séries de super sentai até hoje. Ela também estabeleceu muitos dos elementos que se tornariam comuns nas séries posteriores, como o tema militar, o grito de guerra, o líder vermelho, o robô gigante, etc.

A história dos super sentais

A expansão dos super sentais pelo mundo

Depois de Himitsu Sentai Gorenger, a Toei Company continuou produzindo novas séries de super sentai a cada ano, mudando os temas, os personagens, os vilões e os robôs, mas mantendo a fórmula básica de cinco heróis coloridos que lutam contra o mal. Algumas das séries mais famosas são **J.A.K.Q. Dengekitai** (1977), **Battle Fever J** (1979), **Denshi Sentai Denziman** (1980), **Taiyo Sentai Sun Vulcan** (1981), **Dai Sentai Goggle V** (1982), **Kagaku Sentai Dynaman** (1983), **Choudenshi Bioman** (1984), **Dengeki Sentai Changeman** (1985), **Choushinsei Flashman** (1986), **Hikari Sentai Maskman** (1987), **Choujuu Sentai Liveman** (1988), **Kousoku Sentai Turboranger** (1989), **Chikyu Sentai Fiveman** (1990), **Choujin Sentai Jetman** (1991), **Kyoryu Sentai Zyuranger** (1992), **Gosei Sentai Dairanger** (1993), **Ninja Sentai Kakuranger** (1994), **Chouriki Sentai Ohranger** (1995), **Gekisou Sentai Carranger** (1996), **Denji Sentai Megaranger** (1997), **Seijuu Sentai Gingaman** (1998), **Kyuukyuu Sentai GoGoFive** (1999), **Mirai Sentai Timeranger** (2000), **Hyakujuu Sentai Gaoranger** (2001), **Ninpuu Sentai Hurricaneger** (2002), **Bakuryuu Sentai Abaranger** (2003), **Tokusou Sentai Dekaranger** (2004), **Mahou Sentai Magiranger** (2005), **GoGo Sentai Boukenger** (2006), **Juken Sentai Gekiranger** (2007), **Engine Sentai Go-onger** (2008), **Samurai Sentai Shinkenger** (2009), **Tensou Sentai Goseiger** (2010), **Kaizoku Sentai Gokaiger** (2011), **Tokumei Sentai Go-Busters** (2012), **Zyuden Sentai Kyoryuger** (2013), **Ressha Sentai ToQger** (2014), **Shuriken Sentai Ninninger** (2015), **Doubutsu Sentai Zyuohger** (2016), **Uchu Sentai Kyuranger** (2017), **Kaitou Sentai Lupinranger VS Keisatsu Sentai Patranger** (2018), **Kishiryu Sentai Ryusoulger** (2019), **Mashin Sentai Kiramager** (2020) e **Kikai Sentai Zenkaiger** (2021).

As séries de super sentai também se espalharam pelo mundo, sendo exibidas em vários países, como **Brasil**, **França**, **Itália**, **Espanha**, **Filipinas**, **Tailândia**, **Indonésia**, **Malásia**, **Coreia do Sul**, **China**, **Taiwan**, **Hong Kong**, **Singapura**, **Vietnã**, **Índia**, **Turquia**, **Israel**, **México**, **Chile**, **Argentina**, **Colômbia**, **Peru**, **Venezuela**, **Estados Unidos**, **Canadá**, **Reino Unido**, **Austrália**, **Nova Zelândia**, entre outros.

No entanto, nem todas as séries foram exibidas na íntegra ou com os mesmos nomes e dublagens originais. Em alguns casos, as séries foram adaptadas, cortadas, misturadas ou modificadas para se adequar aos diferentes públicos e mercados. Um exemplo notório disso é o caso dos **Power Rangers**, uma franquia americana que usa cenas de ação e robôs das séries de super sentai, mas com elenco, história e produção próprios. Os Power Rangers começaram em 1993 com a adaptação de Kyoryu Sentai Zyuranger e continuam até hoje, tendo adaptado quase todas as séries de super sentai desde então.

A história dos super sentais
A história dos super sentais

O motivo dos cinco heróis

Uma das características mais marcantes dos super sentais é o fato de que eles são sempre formados por cinco heróis, geralmente com as cores vermelho, azul, amarelo, verde e rosa. Mas por que esse número e essas cores?

Uma possível explicação é que o número cinco tem um significado simbólico na cultura japonesa, relacionado aos cinco elementos da natureza: fogo, água, terra, vento e céu. Esses elementos também estão associados às cinco direções: sul, norte, oeste, leste e centro. Além disso, os cinco elementos também correspondem aos cinco órgãos vitais do corpo humano: coração, rins, baço, pulmões e fígado. Assim, os cinco heróis representariam a harmonia entre o homem e a natureza, bem como a diversidade e a complementaridade das características humanas.

Outra possível explicação é que o número cinco é um número fácil de memorizar e identificar, além de permitir uma boa distribuição de papéis e personalidades entre os personagens. As cores também ajudam a diferenciar os heróis e a criar um contraste visual entre eles e os vilões. Além disso, as cores podem ter significados psicológicos e emocionais, como vermelho para paixão e liderança, azul para calma e racionalidade, amarelo para alegria e otimismo, verde para esperança e natureza, e rosa para amor e delicadeza.

No entanto, nem todos os super sentais seguem exatamente esse padrão. Ao longo dos anos, houve variações no número e nas cores dos heróis, como equipes de três, quatro, seis, sete, nove ou até mesmo dez membros, e cores como preto, branco, laranja, roxo, dourado, prateado, etc. Essas variações servem para trazer novidade e criatividade às séries, bem como para explorar diferentes temas e conceitos.

Fenômeno cultural

Os super sentais são um fenômeno cultural que existe há quase 50 anos e que continua a encantar e divertir gerações de fãs pelo mundo. Eles são um exemplo de como a imaginação, a fantasia, a aventura, a amizade, a justiça e a coragem podem inspirar e entreter as pessoas. Eles também são um reflexo da cultura e da sociedade japonesa, que influenciou e foi influenciada por outras culturas e sociedades ao redor do mundo. Os super sentais são, portanto, um patrimônio cultural que merece ser preservado e valorizado.