×

Anansi – Deus aranha africano

Conheça Anansi, o Deus da África Ocidental

Anansi – Deus aranha africano

Uma figura amada do folclore ganense, Anansi é um deus-aranha e um malandro encantador que triunfa sobre adversários maiores e mais poderosos usando apenas sua inteligência.

Afigura mitológica Anansi foi apresentada a muitos de nós por meio da escola primária e de algumas fábulas inocentes e contos populares. Às vezes, ele aparecia como uma aranha de desenho animado. Outras vezes, ele parecia um homem. Em outro lugar, ele foi descrito como meio homem, meio aranha.

Nos tempos modernos, ele apareceu em uma das obras de fantasia mais amadas de Neil Gaiman e serviu de inspiração para um controverso personagem de desenho animado e um super-herói da Marvel.

Anansi, o Deus da África Ocidental

Os contos de Kwaku Anansi têm origem em Gana, na parte ocidental do continente africano. O nome Anansi , na verdade, vem da palavra Akan que significa “aranha”. A grafia de seu nome pode variar: enquanto “Anansi” é uma grafia aceitável, outras grafias incluem Ananse, Kwaku Ananse, Kweku Ananse e Anancy.

As representações de Kwaku Anansi costumam variar até mesmo na África – embora as mais comuns em Gana o representem como um homem com oito pernas.

Anansi também tem uma família parecida com ele. Sua mãe é Asase Yaa, que é adorada como uma deusa da Terra pelo povo Akan de Gana. Ele também tem esposa e três filhos.

Primeiramente as histórias de Kwaku Anansi da África muitas vezes o pintam como um trapaceiro, usando sua inteligência e astúcia para superar até mesmo os oponentes mais formidáveis. Por exemplo, em uma história notável, Anansi captura um leopardo particularmente feroz cavando um buraco para o gato astuto e, em seguida, amarrando suas patas com suas teias de aranha.

Curso OnLine Aula Inaugural Grátis

Curso OnLine Aula Inaugural Grátis

Essa sagacidade e astúcia perpassariam os séculos em histórias inspiradas pelo deus-aranha.

Sua astúcia, na verdade, é tão lendária que inspirou uma palavra Akan totalmente separada – Anansesem – que indica uma história incrível demais para se acreditar. Alguns desses Anansesem foram depois contados a crianças americanas que assistiram a Vila Sésamo e ouviram a personagem Maria narrar as histórias de Anansi, enquanto o lendário Ossie Davis dublava o deus africano trapaceiro.

Kwaku Anansi veio para a costa americana graças ao comércio transatlântico de escravos e, ao fazer isso, ele entrou no folclore americano – e mais tarde foi imortalizado na cultura pop.

Anansi, o deus-aranha e o comércio transatlântico de escravos

Anansi se espalhou pelo mundo todo por meio do comércio transatlântico de escravos. As histórias de Anansi também prosperariam nas plantações do sul da América.

https://web.archive.org/web/20220524153934if_/https://herofactory.com.br/ajude-os-nossos-herois-a-conquistar-o-mundo/embed/#?secret=Qv932N6kvr

No entanto quando o comércio transatlântico de escravos arrancou os africanos de sua terra natal, muitas de suas tradições e culturas morreram com sua liber

Quem somos

rio de Jesus Silveira é um profissional de tecnologia da informação (TI) com uma paixão por tecnologia e educação. Ele se formou em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2003 e possui pós-graduação em Docência da Educação pela Universidade Gama Filho (UGB)1. Além disso, ele é o proprietário da empresa DUSITE, que se dedica à reparação e manutenção de computadores e equipamentos periféricos