Faleceu dublador original do Satan Goss
Shozo Iizuka, o Dublador Original de Satan Goss em Jaspion, Faleceu
O mundo da dublagem japonês ficou em luto com a triste notícia do falecimento de Shozo Iizuka. O dublador, que emprestou sua incrível voz para diversos personagens icônicos de tokusatsu, veio a falecer aos 89 anos de idade, vítima de uma súbita insuficiência cardíaca.
Uma Carreira de Sucesso
Nascido em Tóquio, Iizuka iniciou sua carreira de dublagem aos 23 anos, quando ingressou no curso de Arte da Universidade Nihon. Durante seus mais de 50 anos de carreira, ele emprestou sua voz para vários personagens de vilões em diversas produções de tokusatsu, incluindo o Dr. Dölge em Barom One, General Temujin em Gorenger e Hakaider em Kikaider.
Shozo Iizuka possuía família. Ele era casado com a atriz e dubladora Chigusa Igarashi, com quem teve três filhos. Seu filho mais velho, Takashi Iizuka, também seguiu os passos do pai na dublagem. Iizuka também possuía três netos. Além de sua família de sangue, Iizuka também considerava seus fãs e amigos como sua família, e deixará um vazio imenso no coração de todos aqueles que o amavam.
Satan Goss, o Mais Famoso Personagem Dublado por Iizuka
Entretanto, foi como Satan Goss, o vilão principal do seriado Jaspion, que Iizuka se destacou como dublador. Ele foi responsável por dar a vida a um dos maiores vilões da franquia Super Sentai, que ganhou ainda mais notoriedade quando o personagem foi dublado por Iizuka.
O Legado de Iizuka
Iizuka ficará marcado na história da dublagem japonesa como um dos mais importantes e talentosos dubladores de todos os tempos. Seu legado de trabalho é extenso e se estende além dos Super Sentai, também contando com obras como o anime Cutey Honey, o game series Sakura Taisen e o anime Detective Conan.
Homenagem ao Dublador
Como homenagem ao incrível trabalho de Iizuka, diversos fãs já estão se reunindo em redes sociais para expressar sua tristeza e gratidão. Um futuro tributo com certeza está sendo planejado, e assim, Iizuka poderá ser lembrado eternamente