Star Trek previu o futuro (e outras incríveis invenções de ficção científica que se tornaram fatos científicos)
Viagem no tempo, alienígenas, monstros das profundezas e reviravoltas tão implausíveis quanto o preço da pipoca do cinema; blockbusters de ficção científica estão repletos de cenas e histórias que exigem a suspensão da descrença.Enquanto nos juntamos aos filmes para os sucessos de grande orçamento do verão, nossas cabeças estão cheias de ideias fantásticas, lógica esticada e ciência falsa tão terrível que beira a ofensiva.
E enquanto olhamos para o céu, acreditando que a verdade pode estar lá fora, no fundo todos nós sabemos que invasores alienígenas são apenas o trabalho de roteiristas de Hollywood. Os eventos de Mars Attacks têm tanta probabilidade de se tornar realidade quanto Danny Dyer garantindo o gongo de Melhor Ator no Oscar.
Mas de vez em quando, filmes e séries de ficção científica aparecem com ofertas um pouco mais perspicazes. Na verdade, a realidade às vezes espelha histórias de ficção científica, com certos aspectos dos filmes se tornando realidade nos anos seguintes.
Só para ilustrar um pouco enervados com a capacidade dos escritores de Hollywood de antecipar os próximos eventos e invenções, exploramos como a ficção científica previu o futuro. Nós desenterramos evidências irrefutáveis de que os escritores da guilda de ficção científica podem ser os Nostradamuses modernos.
Jornada nas Estrelas
Talvez o maior contribuidor para o panteão da ficção científica que prediz o futuro seja a franquia Star Trek, responsável por inúmeros momentos de adivinhação. Os escritores dos filmes e programas de TV de Jornada nas Estrelas há muito lançam invenções e tecnologias futurísticas, que posteriormente se tornaram realidade.
Portanto, maravilhados com suas habilidades de prever o futuro, criamos o infográfico a seguir detalhando apenas 10 das vezes em que Star Trek previu o futuro.

Star Trek prevendo o futuro desde 1966
A 19 ª -Century-Star Gazers
Embora os grandes sucessos de ficção científica só tenham realmente existido desde os anos 1970, os anos 1800 foram ricos em escritores criativos e com visão de futuro, criando mundos além do universo. Aqui está um punhado dos 19 th star-gazers -century que imaginaram com precisão o mundo de amanhã.
Cartões de débito – Edward Bellamy
No romance de 1888 de Bellamy, Olhando para Trás, o autor introduziu o conceito de ‘Crédito Universal’ – em que os habitantes da Terra carregavam pequenos cartões com seu crédito total para gastar em seu lazer. Apenas 62 anos depois, o Diners Club Card – o primeiro cartão do mundo – foi lançado.
Aterrissagem na Lua – Júlio Verne
1969, pouso na Lua foi talvez o momento crucial da 20 ª século, mas a previsão era de mais de um século antes do evento na novela 1865 Da Terra à Lua, por Jules Verne. Surpreendentemente, Verne previu muitos aspectos do evento, desde o local de lançamento na Flórida até a força bruta necessária para alcançar o satélite do planeta.
Submarinos elétricos – Júlio Verne
Um sujeito perspicaz, Júlio Verne – outro de seus romances, Vinte Mil Léguas Submarinas, apresentou ao mundo veículos elétricos capazes de viajar sob os mares. O romance de 1870 chegou às prateleiras 90 anos antes do primeiro submarino elétrico ser lançado.
As Duas Luas de Marte – Jonathan Smith
Ainda mais para trás no tempo, 18 th -century romancista Jonathan Swift previu que Marte seria circundado por duas luas. Em sua obra épica, As Viagens de Gulliver, os astrônomos notaram que o planeta vermelho ostentava um par de satélites. Algo que os cientistas do mundo real levaram um século e meio a mais para confirmar, quando descobriram as duas luas de Marte, chamadas de Fobos e Deimos.
Prevendo a 21 st Century
As invenções e tendências sociais do século 21 podem parecer o resultado de evoluções graduais, mas muitas delas foram previstas muito antes do início do novo milênio. Aqui estão alguns dos escritores de ficção científica que previram o que você estaria recebendo até na 21 st século.
Tradução de áudio – Douglas Adams
Reconhecidamente, muitas das invenções e tecnologias publicadas no Guia do Mochileiro de Douglas Adams para a Galáxia fazem fronteira com o maluco. No entanto, a tecnologia de tradução de áudio discutida pela primeira vez em sua obra-prima de 1979 se tornou realidade graças a aplicativos de tradução incrivelmente precisos e rápidos.
Membros Biônicos – Martin Caidin
Famosa como a inspiração por trás do programa de TV de sucesso, Six Million Dollar Man; O Cyborg de Martin Caidin apresenta Steve Austin – um astronauta / piloto ferido colocado de volta com membros biônicos após um acidente. Apenas 41 anos após o lançamento deste romance de 1972, ocorreu o primeiro transplante biônico de perna do mundo.
Netflix – John Brunner
Os romancistas sempre correm o risco ao prever o que um ano específico no futuro próximo trará, mas John Brunner foi maravilhosamente preciso em seu trabalho de 1968, Stand on Zanzibar. Ambientado em 2010, o romance apresenta a TV sob demanda muito parecida com a Netflix, carros elétricos e até mesmo a descriminalização da maconha nos EUA.
Portanto, tenha isso em mente ao filmar os sucessos de ficção científica deste verão, com um olhar de desdém ao introduzir tecnologias futurísticas: elas podem se tornar realidade.
Fonte https://www.mynewlab.com/blog/10-times-star-trek-predicted-future-sci-fi/